segunda-feira, 30 de abril de 2012

FRIEIRAS ACABE COM ALHO


Alho contra frieira persistentePrincipalmente
quando o tempo está úmido e quente a minha
frieira provoca coceira desagradável.
Após diversas experiência mal sucedidas
encontrei um remédio caseiro.
Esfregando diversas vezes os locais com
um dente de alho fresco partido ao meio
a "teimosa" frieira desapareceu.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ACRESCENTE A ESTE DIETA LINHAÇA IMPERIAL ACESSE WWW.NATURIVIDA.COM.BR


Receita com feijão-branco emagrece e ajuda a evitar diabetes

Proteína presente no grão inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.
Não há mais como separar a boa comida da comida saudável. Em um laboratório de nutrição e pesquisa no Rio Grande do Sul, os futuros chefes de cozinha e nutricionistas se revezam para criar pratos mais bonitos, gostosos e saudáveis.

Muitas vezes, eles trabalham juntos. É o caso do chefe Alexandre Bagio e da nutricionista e bioquímica Renata Ramos. Ele conhece os segredos para seduzir o paladar. Ela, o que os nutrientes podem fazer pela nossa saúde. E o que une os dois é o nosso feijão de cada dia.

“Ele dá para a população uma quantidade muito boa de proteína. Os feijões, de uma maneira geral, têm em torno de 20% de proteína. É uma grande quantidade”, explica a nutricionista Renata Ramos, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Infelizmente, os brasileiros estão comendo menos feijão. Mas os pesquisadores não param. Tentam descobrir novas propriedades nesse grão que faz tão bem a nossa saúde. A novidade da vez é o feijão-branco, aquele que a maioria de nós está acostumada a consumir apenas como salada. Maior e mais cremoso que os outros, acredite, ele emagrece.

“O feijão-branco ajuda a emagrecer, porque ele tem uma proteína de reserva. Não só o feijão-branco, os feijões todos têm, mas o feijão-branco é o mais utilizado para isso, para este fim. Ele tem uma proteína chamada faseolamina, e essa proteína é inibidora do processo de digestão do carboidrato. Então, ela retarda, inibe essa absorção de açúcares no sangue”, aponta a nutricionista.

Mas isso só acontece no nosso organismo, se ele for ingerido na forma de farinha, uma espécie de extrato de feijão-branco que é bem fácil de fazer em casa.

Depois de ser lavado normalmente, é preciso secar bem o feijão: no sol ou sobre o papel toalha. Nunca no forno. Porque, segundo  Renata Ramos, o feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido. Mas atenção: como pode ser tóxico, o feijão só deve ser consumido cru em quantidades mínimas.

Depois, é só triturar no liquidificador e peneirar. Se quiser a farinha bem fininha, pode passar também no processador. É bom fazer em pequenas quantidades que para o extrato não fique velho e deixe de fazer o efeito desejado.

O efeito da farinha de feijão funciona mais ou menos assim: quando consumimos um prato cheio de macarrão, de 200 gramas, é como se tivéssemos consumido uma porção menor, de 160 gramas. Mas para isto acontecer, meia hora antes das refeições, é preciso ingerir uma colher pequena, rasa, de farinha de feijão diluída em água. É essa mistura que vai garantir que parte do carboidrato dessa refeição, cerca de 20%, não seja absorvida pelo nosso organismo. Então, é como se tivesse comido este prato, que é menor.

O estudo mais recente que comprova que a farinha de feijão ajuda a emagrecer foi feito pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ao todo, 50 adultos obesos fizeram uma dieta saudável, mas apenas metade recebeu farinha de feijão antes das refeições. A outra parte, sem saber, recebeu farinha sem efeito.

Depois de oito semanas, quem ingeriu o extrato de feijão-branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os que receberam só o placebo.

Mas outros estudos registram perdas de peso de até 4% em apenas 30 dias. O bom é que, além de emagrecer, o extrato de feijão-branco também ajuda a prevenir o diabetes.

A receita é uma colher rasinha em um copo d’água, duas vezes por dia, porque são duas refeições principais. “Não adianta consumir mais, porque não vai emagrecer mais. Você tem que comer é em torno de um grama por dia. Então, você pode pesar um grama e comer isso durante o dia”, sugere a nutricionista Renata Ramos.

“Se a pessoa consumir mais, ela pode ter diarreia, como efeito colateral. Ela pode ter problemas intestinais e náuseas. Então, ela tem que ter muito cuidado na hora de ingerir este extrato de feijão cru. Consumindo mais de um grama por dia, os efeitos são negativos”, alerta a pesquisadora.

No laboratório da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), a ordem é não desperdiçar. O farelo que sobra na peneira quando se prepara a farinha de feijão também é utilizado.

O chef de cozinha Alexandre Bagio, da Unisinos, criou misturas saborosas. Quando faz pão, ele coloca água, fermento, sal, açúcar e a novidade: ele substitui um terço da farinha de trigo pela farinha de feijão.

“É um pão que realmente tem uma quantidade maior de proteínas e de fibras, quando você coloca essa farinha de feijão”, afirma a nutricionista Renata Ramos.

“Acrescido a isso, você tem o sabor e a textura que ele vai ganhar também. Ele ficou mais saboroso”, aposta Alexandre Bagio. “Ficou também mais saudável”, completa Renata.

O chefe de cozinha mostra ainda uma versão da nossa conhecida salada de feijão-branco que também ajuda a não engordar, só porque se come fria.

“Eu coloquei na salada o feijão-branco que é a base. Depois, entrou um molho vinagrete, com cebola, tomate, pimentão verde, salsão e um molho vinagrete de limão, com azeite de oliva, sal e pimenta do reino”, ensina o chefe.

“O interessante é que, quando a gente come feijão-branco frio, ele muda um pouco a sua composição. Ele, então, engorda menos. Quer dizer, se eu comer dessa maneira, frio, eu vou engordar menos do que se comer ele sob forma de uma feijoada, por exemplo”, diz a nutricionista.

Importante: a pesquisadora Renata Ramos, da Unisinos, aconselha a triturar no liquidificador pelo menos 250 gramas de feijão branco de cada vez, ou até mesmo o pacote inteiro, já que cada embalagem padrão vem com 500 gramas. Dessa forma, segundo ela, o impacto dos grãos no copo do liquidificador é menor, o que evita acidentes.

para adquirir o melhor feijão branco do mercado Acesse www.naturivida.com.br

Óleo de coco e chia



Para adquirir nossos produtos entre em nosso site. www.naturivida.com.br

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ESCOVA BIOREGENERADORA DE ALOE VERA



 

SUPER NOVIDADE:
ESCOVA BIOREGENERADORA DE ALOE VERA - USE E PROMOVA !!!
Nutrição para os cabelos da sua família: Hidratante, Natural e SEM FORMOL.

Escova 1.jpg
Escova 2.jpg
Escova 3.jpg

-- www.naturivida.com.br

Medicina Complementar
Dicas para sua saúde integral

Tratamento natural para aliviar os sintomas de cólicas e TPM
por Alex Botsaris
Para muitas mulheres a fertilidade é quase um fardo a ser carregado durante a vida. O funcionamento do aparelho reprodutor feminino gera um ciclo que termina com o fluxo menstrual, época que, em geral, essas mulheres sofrem vários sintomas e passam por muito desconforto. Já ouvi algumas pacientes afirmarem que gostariam muito de se livrar dos problemas perimentruais a qualquer preço, pois seus sintomas são tão intensos e insuportáveis que elas não os toleravam mais. Queixas relativas a menstruação estão entre os problemas que mais levam a mulher ao ginecologista: cólicas menstruais, (dismenorreia), irritabilidade, depressão, edema, fraqueza, dores de cabeça, alterações do ritmo intestinal, dores e edema nas mamas, etc. Enfim, a menstruação é uma causa de sofrimento muito freqüente, mas os recursos para lidar com esses problemas disponíveis no arsenal médico convencional ainda são limitados.
A medicina tem drogas potentes para aliviar os sintomas. Se isso não funciona ou não é suficiente para melhorar a paciente, ela emprega pílula (tipo anticincepconal), para inibir o ciclo da mulher, induzindo um ciclo mais regular com hormônios exógenos. Entretanto muitas mulheres têm evitado o uso dos hormônios sintéticos devido ao aumento de risco de cancer ginecológico que esses hormônios podem dar com uso prolongado. Assim a medicina complementar tem sido bastante procurada na busca de alívio desses sintomas.
Existem muitas plantas medicinais que são empregadas no tratamento de problemas menstruais. Uma delas, de largo uso no Brasil, chama-se 'agoniada' (Himatanthus lancifolius), cujas cascas são usadas em forma de chá. O nome 'agoniada' vem justamente do desconforto que a mulher sente nesse período. Um estudo feito pelo departamento de farmacologia da Universidade do Paraná mostrou que os alcalóides dessa planta são poderosos relaxantes de músculo liso, inclusive de músculo uterino. Assim o seu chá funciona como poderoso antiespasmódico, relaxando o útero e reduzindo as cólicas.
Outra planta consagrada para problemas menstruais é a 'Angélica chinesa', (Angélica sinensis) chamada por alguns de 'dong quai' uma corruptela do seu nome popular em chinês. O extrato dessa planta está disponível em todo mundo para tratamento de problemas da menopausa e perimenstruais. Ela possui uma ação analgésica, antiespasmódica, além de modular a ação periférica da progesterona. Com isso evita a proliferação excessiva do endométrio, fato que costuma se relacionar com aumento do sangramento e cólicas intensas na menstruação.
Do Oriente vem ainda uma fórmula (Shakuyaku kanzo to), que combina alcaçuz chinesa (Glycyrrhiza uralensis) e peônia branca (Paeonia albiflora), ambas com efeito antiinflamatório e analgésico. Dois estudos clínicos feitos com essa fórmula tiveram resultados espetaculares em termos de melhora dos sintomas em mais de 90% das mulheres. A árvore da castidade (Vitex agnus-castus), que é comum no Brasil possui frutos e folhas de onde se faz um extrato que tem excelente eficiência para reduzir a tensão pré-menstrual. Quatro estudos clínicos apontaram o extrato de Vitex como eficiente em reduzir os sintomas da TPM, e os ensaios farmacológicos mostraram que sua forma de agir é evitando que a hipófise aumente muito o LH e o FSH, os hormônios que estimulam os ovários.
Por fim não podemos deixar de citar o funcho (Foeniculum vulgaris). Seu óleo essencial é rico em anetol, que tem potente efeito antiespasmódico e relaxante muscular, aliviando as cólicas. Mais ainda o anetol e outros componentes do óleo essencial do funcho possuem afinidade por receptores estrogênicos, estimulando-os. Com isso a variação hormonal que ocorre na menstruação é levemente mascarada, reduzindo os sintomas. No funcho ainda temos flavonóides com atividade antiinflamatória que contribuem para reduzir a dor. Um estudo clínico feito no Iran com chá de funcho resultou em melhora estatisticamente significativa.
Mas plantas, não são o único recurso da Medicina Complementar para tratar TPM. Existem vários outros tratamentos alguns com eficiência comprovada. Acupuntura, por exemplo, é um tratamento internacionalmente reconhecido para dor e problemas da menstruação. A OMS recomenda seu uso no tratamento de problemas perimenstruais como cólicas, irregularidade menstrual, tensão premenstrual, hipermenorréia, etc.. Existem muitos pontos e combinações de pontos tradicionalmente indicados para cólicas menstruais e TPM. Vários estudos clínicos foram feitos sobre a ação da acupuntura em cólicas menstruais, todos com resultados positivos. Os mecanismos de ação da acupuntura nesses casos podem ser vários, mas nem tudo está comprovado. A acupuntura reduz os espasmos uterinos, bloqueia parte da dor causada durante o espasmo muscular e ainda age na hipófise moldando os hormônios que controlam os ovários.
A Homepatia possui em seu arsenal vários medicamentos que são quase que exclusivos para as queixas mais femininas. Temos Sépia, indicada para mulheres nervosas, com fraqueza geral e cólicas manstruais intensas; Pulsatilla para mulheres deprimidas e chorosas, e tendência a varizes ou ainda Lachesis para mulheres agitadas e agressivas, com fluxo intenso e cólicas fortes.
A Medicina ortomolecular oferece algumas opções de tratamento. Suplementação de ácidos graxos Omega 3 e 6, vitamina B6 e magnésio parecem atenuar os episódios de TPM. Óleo de prímula, rico em GLA (um tipo de Omega 3) e vitamina E ajudam a reduzir dor e edema nas mamas. Um derivado de aminoácido, o 5-hidroxi-triptofano aumenta os níveis de serotonina e ajuda a reduzir depressão e irritabilidade associados a TPM.
A prática regular de Yoga ajuda a reduzir a intensidade e freqüência dos sintomas menstruais. Da aromaterapia temos o óleo de lavanda. Colocá-lo em seu quarto num aromatizador é uma boa idéia para melhorar o humor e reduzir episódios depressivos da TPM; resultados também comprovados pela ciência.

Quem pratica exercícios físicos aeróbicos regulares também se beneficia. Os estudos epidemiológicos mostram que mulheres que fazem atividade regular e estão com peso saudável tem menos chance de ter alterações mentruais e TPM. Mas atenção, exercício demais não é bom e pode suprimir a menstruação e atrapalhar a fertilidade.
Atenção! Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento

faça uso da linhaça dourada para aliviar as tensões pré menstruais 

WWW.NATURIVIDA.COM.BR

terça-feira, 24 de abril de 2012


Dor de Estômago: Confira o Remédio Natural para Gastrite

A dor de estômago efeta milhares de brasileiros todos os dias e possui diversas causas, confira os principais tratamentos.






dor de estomago
A Dor de Estômago, não adianta tamar varios antiácidos e outros remédios para combater aa dor / desconforto de estômago sem mudanças na alimentação e no comportamento diante do prato. Para ajudar voce a fazer essas alterações na sua rotina, confira algumas dicas de alimentos e receitas que nao irritam a est6mago, dando alivio nos momentos de crise.
Para evitar a dor no estômago evite tomar bebidas alcoolicas, refrigerante, água com gás e sucos artificiais. Comer embutidos, queijos amarelos, frituras, salgadinhos, bacon, receitas que utilizem banha, creme de leite, maionese e leite de coco. Chocolate, chantilly, bolos e bolacha recheada. Temperos industrializados, pimenta, mostarda em grao, vinagre e canela.
Consumir com moderação os seguintes alimentos: Leite e queijos magros. Frutas acidas (laranja, limao, abacaxi e laranja). A reação aos alimentos e muito individual: algumas pessoas podem apresentar desconforto com os itens acima, outras podem ingeri-los sem problemas, mesmo que tenham gastrite. Porém se algo incomodar suspenda o consumo. Além disto, uma boa alimentação ajuda no combate da dor de cabeça.

Remédios Naturais para Dor no Estômago

Remédios naturais para a dor no estômago: Para aliviar as dores no estômago: suco de couve. Para auxiliar o tratamento, priorize os produtos de facil digestao: alimentos assados, grelhados ou cozidos; frutas, carnes magras (frango e peixe)
dor de estomago
Cuidar da Dor de Estomago

Dicas para dor de estômago

Asse os alimentos em vez de frita-Ios; Substitua o creme de leite por iogurte desnatado em molhos; Utilize pouco oleo no lugar da manteiga; Prefira os temperos caseiros; Mastiga bem os alimentos; Evite liquidos enquanto se alimenta; Não deite logo apos as refeigoes; Procure emagrecer se estiver acima do peso; Pare de fumar imediatamente.
As dores no estômago podem estar ligadas a outras doenças como: Pedra na Visícula e Infecção Urinária.
Antes de tomar qualquer medicamento, procure um médico mais próximo de você!!
acesse www.naturivida.com.br e se mantenha atualizada.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O que é Dieta das Frutas

O que é Dieta das Frutas

11JAN
dieta das frutas é das mais populares hoje em dia, principalmente pela sua questão saudável, é uma das preferidas principalmente das senhoras que desejam perder alguns quilos em excesso e posteriormente conseguir manter esse mesmo peso, de uma forma constante e ao mesmo tempo saudável.

Dieta

Esta dieta é extremamente simples de fazer, principalmente durante os meses de verão, onde já existe uma tendência natural para uma ingestão maior de frutas na sua alimentação. Esta dieta tem como principal objectivo ser rica em antioxidantes e vitaminas, ao mesmo tempo que elimina grande parte de proteínas e hidratos de carbono(o que mais engorda e aumenta o peso), porém devido a estas características é aconselhável apenas a sua utilização durante uma semana no máximo.
A escolha das frutas a usar durante a dieta é essencial, por isso conhecer as características de cada uma é essencial para conseguir perceber qual a melhor dieta para o seu organismo e até para o seu desejo futuro.
Acrescente linhaça imperial a toda e qualquer dieta que for realizar. duas sopas de colher de chá ao dia. 

Você sabia que as suas fezes podem denunciar uma má alimentação?

Como está a sua alimentação? As suas fezes denunciam!

Você sabia que as suas fezes podem denunciar uma má alimentação?

Atire a primeira pedra quem nunca teve uma infecção ou um simples transtorno intestinal após comer algo que não lhe "caiu bem". Este é um exemplo de que as fezes são o resultado do que comemos, e acredite, analisá-las é uma das melhores formas de identificar como anda a nossa alimentação. Se você tem "estômago fraco" ou não gosta muito do assunto, é melhor parar por aqui.

Em primeiro lugar, vamos entender melhor a formação do bolo fecal. Ele começa a ser formado na boca, assim que ingerimos e mastigamos um alimento. Após este processo de quebra do alimento, ele desce ao estômago através do tubo gástrico e lá é quebrado em partes menores para facilitar a digestão. Quem contribui para esta quebra é o suco gástrico, alí o alimento permanece por cerca de 2 horas. Dependendo do que você come e da quantidade, este tempo pode chegar até 4 horas. Do estômago, o alimento segue para o intestino delgado, onde ocorre grande parte da absorção dos nutrientes deste alimento. O que sobra, segue para o intestino grosso, onde ocorre a formação das fezes de fato. Lá, há uma grande perca de líquidos, cerca de 90% da água contida nas fezes é perdida, as fezes então se tornam uma massa dura, pronta para ser eliminada. Por isso a importância de ingerir bastante água para melhorar a consistência das fezes. 

Do que as fezes são formadas? 
  • A água é seu principal constituinte, correspondendo até 75% do volume das fezes (reforçando a importância da ingestão da água);
  • Bactérias que são responsáveis pela fermentação dos alimentos e causam os gases e o mau odor das fezes;
  • Materiais não digeridos, como as fibras, o sal, grãos não mastigados, celulose e muco intestinal. 
Agora vamos aprender a analisar as fezes. Para isto, utilizamos a Escala de Bristol, desenvolvida por Heaton e Lewis para a Universidade de Bristol, em 1997. As fezes são classificadas em 7 tipos, sendo que a considerada ideal é o tipo 4. 

Tipo 1 - Caroços duros e separados, difíceis de passar.
Este tipo indica que sua alimentação é pobre em fibras e água. Aumente a ingestão de água, sucos, chás, frutas com casca e bagaço, verduras, linhaça, granola, aveia, quinoa e cereais integrais. Evite carnes vermelhas, farinhas brancas, açúcares e laticínios. 

Tipo 2 - Em forma de salsicha, mas com pequenos caroços.
É um indicativo que as fezes permaneceram por muito tempo no cólon (transito lento), além disso há deficiência também de água e fibras. Assim como no tipo 1, você deve aumentar a ingestão de água, sucos, chás, frutas, legumes e verduras, além dos cereais integrais.

Tipo 3 - Em forma de salsicha, com pequenas fissuras na superfície.
Indica que o bolo fecal ainda está um pouco seco. Aumente a ingestão de líquidos e água.

Tipo 4 - Em forma de salsicha ou serpente, suave e macio.
Parabéns! Seu trânsito intestinal está ótimo. As fezes passam com facilidade e não causam desconfortos.

Tipo 5 - Bolhas suaves, com bordas nítidas.
É um indicativo que seu bolo fecal está se movendo mais rápido que o normal. Isto pode levar a carências nutricionais e desidratação. Aumente a quantidade de fibras solúveis provenientes dos legumes cozidos, grãos, aveia, cevada e frutas. O uso de probióticos pode auxiliar a regular o seu trânsito intestinal, mas deve ser feito com prescrição do nutricionista. 

Tipo 6 - Pedaços fofos, consistência pastosa.
Também é um indicador de trânsito intestinal muito rápido. Significa que a água foi mal-reabsorvida e também pode causar carências nutricionais e desidratação. Além disso, pode ser um sinal de intolerâncias alimentares e/ou um desequilíbrio na flora bacteriana intestinal. Evite frutas e legumes crus, prefira os cozidos. Um acompanhamento nutricional com utilização de probióticos pode ser benéfica, mas exames devem ser realizados para descartar qualquer patologia como alergias ou intolerância alimentar. 

Tipo 7 - Sem forma, totalmente líquido.
Provavelmente é resultado de uma infecção. Você deve procurar um médico para fazer um diagnóstico. Tenha uma alimentação leve, sem gorduras, frituras, açúcares e laticínios. Consuma alimentos cozidos, caldos, sopas, líquidos, e água para hidratar. 


Imagens:
Google imagens

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Frutas que ajudam na sua beleza

As frutas podem fazer maravilhas para sua beleza. “Esses alimentos são, de modo geral, muito ricos em antioxidantes, substâncias que neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelas doenças também”, explica o cosmetólogo Maurício Pupo. Selecionamos quatro frutas riquíssimas em benefícios e também em sabor. Confira!

Morango

Rico em antioxidantes, o morango é um ótimo aliado no combate ao envelhecimento da pele e, além disso, ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e rugas. “A fruta também é fonte de vitamina C, que atua na síntese das fibras de colágeno e elastina. Já os carotenoides atuam na regeneração da pele e o magnésio é essencial para a hidratação celular”, explica a nutricionista Andreia Naves, da VP Consultoria. Além de fazer bem para a beleza, o morango também ajuda a prevenir câncer de colo retal, de mama e de pâncreas e ainda alivia os sintomas da tensão pré-menstrual.
Como consumirVocê consumir o morango in natura, em forma de geleia, suco ou vitamina, ou ainda em compota. Mas, lembre-se: não vale incluir açúcar refinado.
Quanto consumir
10 morangos de quatro a cinco vezes por semana.

Abacate

Por conter uma boa dose de ácidos graxos, o abacate é ótimo para deixar pele e cabelo mais macios e protegidos do ressecamento. Além disso, é riquíssimo em vitamina E, o que ajuda na prevenção do envelhecimento da pele. “A fruta também reduz o colesterol, evita doenças cardiovasculares, e ainda diminui dores nas mamas que podem surgir durante a TPM”, explica a nutricionista Bettina Moritz.
Como consumir
O abacate pode ser consumido como suco, vitamina ou papa com adoçante. Mas você pode diversificar o cardápio e preparar um guacamole ou misturar com salada verde.
Quanto consumir
3 colheres de sopa de quatro a cinco vezes por semana.

Cranberry

A cranberry, ainda pouco conhecida no Brasil, ajuda a combater os radicais livres, além de contribuir para a produção de colágeno e elastina. “A fruta também apresenta alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória”, explica Andreia. No entanto, o maior benefício que a cranberry pode trazer não está ligado à beleza e, sim, à saúde: recentemente, foi descoberto que a fruta é ótima para combater a infecção urinária, que costuma atacar as mulheres.
Como consumir
Como a cranberry ainda não é encontrada no Brasil, você pode consumi-lo em forma de suco ou geleia.
Quanto consumir
1 copo de suco de cranberry de quatro a cinco vezes por semana.

Açaí

Um dos maiores benefícios dessa fruta é o seu poder antioxidante. O açaí também ajuda a exterminar problemas de pele, como acne, dermatite atópica e rugas faciais causadas pela exposição solar. “O ferro presente em grande quantidade no açaí melhora a queda de cabelo e unhas quebradiças, principalmente em mulheres em idade menstrual, que costumam ter deficiência desse mineral”, ensina Bettina.
Como consumir
A forma mais comum de consumir o açaí é em polpa e misturado a outras frutas e cereais. No entanto, você também pode apostar em vitaminas e sucos. “Mas fuja do xarope de guaraná, normalmente adicionado a essa fruta, pois irá aumentar muito a concentração calórica total, além de conter muito açúcar”, alerta Bettina.
Quanto consumir
½ polpa de açaí de quatro a cinco vezes por semana.
www.naturivida.com.br 

Benefícios da linhaça dourada

Benefícios da linhaça dourada

   Comentar
Benefícios da linhaça dourada
Tem-se ouvido falar muito sobre os benefícios que a linhaça pode trazer asaúde  e cada vez mais está sendo incorporada a alimentação, seus benefícios variam no tratamento de doenças, ao auxílio eficaz da redução de peso. A dúvida que gera é qual a melhor opção de consumo, tendo em vista a variedade que encontramos a respeito da linhaça, devemos consumir em grãos, moída, a melhor é a marrom ou a dourada?
A fim de esclarecer tais dúvidas, sabe-se que a linhaça é rica em ômega três e ômega seis, proporciona benefícios ao organismo prevenindo doenças cardiovasculares, auxilia no combate a redução de líquidos, pois remove o excesso de sódio nos rins, atua no sistema imunológico, contribui de forma eficaz na construção das moléculas hemoglobinas que são responsáveis em carregar o oxigênio pelo sangue atuando nos compostos que melhoram a circulação, possui vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo, suas fibras contribuem para a regularização do intestino, ajuda a diminuir o colesterol. A lignana, segundo alguns estudos realizados podem atuar diretamente na prevenção do câncer de mama e na prevenção dos sintomas decorrentes a menopausa, a linhaça é fonte mais rica em lignana.
Quanto à diferença entre a linhaça marrom e a dourada se dá somente na forma de cultivo, a marrom é facilmente cultivada em regiões mais quentese úmidas, a dourada em regiões mais frias e de forma orgânica.
Moendo ou triturando as sementes você facilita seu consumo e pode incluí-la no preparo de bolos, sopas, potencializando seu uso no acompanhamento a frutas, vitaminas e iogurtes.
Trata-se de um alimento altamente nutritivo, porém alguns nutricionistas advertem ao consumo exagerado, é preciso prudência, a medida ideal é uma colher por dia, não ultrapasse o recomendado, pode parecer pouco, mas o suficiente para adquirir todos os benefícios que ela oferece, incluindo a sensação de bem-estar que ela causará.

www.naturivida.com.br

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Que alimentos ajudam no tratamento da pressão alta?

Que alimentos ajudam no tratamento da pressão alta?

Introdução

O que é
Selo Reader’s
pressão arterial é a força com a qual osangue passa pela parede das artérias durante a circulação. A pressão alta, ou hipertensão, é um problema de saúde que acomete cerca de 15 milhões de brasileiros, e seus sintomas não se manifestam até que os danos tenham sido causados. Numericamente a pressão alta é definida como pelo menos 140 (sistólica)/90 (diastólica) mm Hg.
O que causa
A maioria dos casos de pressão alta tem causa desconhecida, e isso é chamado de hipertensão essencial ou primária. Os fatores que aumentam o risco de hipertensão são obesidadetabagismo, ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, sedentarismo, histórico familiar, estresse e uma alimentação rica em sal (sódio).
Como os alimentos podem ajudar
Para o controle da pressão arterial, os especialistas recomendam umaalimentação com pouca gordura saturada e rica em legumes e verduras, grãos integrais e laticínios com pouco teor de gordura. Vários nutrientes, como cálcio, fibra alimentar, magnésio, potássio e vitamina C, são abundantes em muitos desses alimentos e podem baixar muito a pressão arterial.
Pressão alta
Gorduras benéficas para o coração, as monoinsaturadas e ômega-3, podem reduzir a pressão arterial e são recomendadas em vez das saturadas e trans, nada saudáveis e encontradas principalmente na proteína animal e em alimentos industrializados, podendo obstruir as artérias e aumentar a pressão arterial.
Evite comer
A maioria dos pesquisadores aconselha uma dieta pobre em sódio para ajudar a reduzir a pressão arterial.
Algumas pessoas, principalmente idosos ediabéticos, apresentam sensibilidade ao sódio e podem ser beneficiadas se consumirem alimentos com pouco teor desse mineral.
Muitos especialistas recomendam a ingestão de não mais de 2.400 mg de sódio por dia para indivíduos saudáveis. A melhor maneira de diminuir a ingestão de sódio é evitar adicionar sal à comida. Evite, também, a maioria dos alimentos industrializados, que geralmente contêm muito sódio
Estudos indicam que doses moderadas deproteína, especialmente vegetal, estão relacionadas a manutenção da pressão arterial saudável. Legumes, alimentos à base de soja e grãos, como a quinoa, fornecem quantidade adequada de proteína sem gordura saturada.
Acredita-se que a arginina, um tipo de proteína, auxilie nos casos de hipertensão porque eleva a quantidade de óxido nítrico - uma substância que atua na dilatação dos vasos sanguíneos.
Vários fitoquímicos também podem ajudar a controlar a pressão arterial. Dados epidemiológicos associam uma alimentação rica em flavonóides (encontrados em muitasfrutas, legumes e verduras) à saúde da pressão arterial; os cientistas acreditam que os flavonóides podem relaxar os vasos sanguíneos, baixando a pressão.
Os compostos sulfurosos do alho e das cebolas podem auxiliar na dilatação dos vasos sanguíneos e ajudar a reduzir tanto a pressão diastólica quanto a sistólica, conforme algumas evidências clínicas.
Um fitoquímico encontrado no aipo, a ftalida, também pode contribuir para a redução da pressão arterial, por diminuir os níveis de hormônios doestresse, que contraem os vasos sanguíneos.
Embora sem comprovação, acredita-se que a rutina, um fitonutriente abundante nas maçãs e no trigo-sarraceno, diminua a pressão arterial, estabilizando os vasos sanguíneos e prevenindo a retenção de líquido no corpo. 
Seu arsenal alimentar
AlimentosNutrientesBenefícios para a saúde
Frutos do mar Linhaça
Peixes gordurosos
Ácidos graxos ômega-3Pesquisas indicam que estas gorduras cardioprotetoras podema ajudar o sangue a circular mais livremente, reduzindo a pressão arterial.
Brócolis
Couve
Espinafre
Figo
Laticínios
CálcioDe acordo com alguns estudos populacionais, níveis baixos de cálcio estão relacionados com um risco maior de pressão alta, particularmente em pessoas sensíveis ao sódio e idosos.
Aspargo
Lentilha
Romã
Fibras alimentaresEstudos demonstraram uma grande associação entre o alto consumo de fibras e a baixa pressão arterial.
Amaranto
Quinoa
Sementes
MagnésioEstudos alimentares relacionam a ingestão de magnésio com a redução da pressão arterial.
Abacate
Banana
Batata
Quinoa
PotássioMuitas pesquisas indicam que uma alimentação rica em potássio pode melhorar a pressão arterial. Acredita-se que a ingestão de doses elevadas de potássio seja tão importante quanto a ingestão moderada de sódio nos casos de hipertensão.
Brócolis Frutas cítricas Frutas silvestres PimentãoVitamina CEstudos clínicos preliminares e populacionais sugerem que a vitamina C pode ser benéfica por dilatar os vasos sanguíneos e promover a excreção de toxinas ambientais, como o chumbo, que podem contribuir para o aumento da pressão arterial.